6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 1: Abril 2024           Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

A 10.ª edição do Xmas Trail, que realizou-se hoje, 18 de dezembro em Guifões angariou 2.340 euros para a Instituição Ajuda Fraterna de São Martinho de Guifões e contou com cerca de 500 participantes.

Neste ano o Xmas Trail, uma prova com forte componente solidária, ambiental e social, que contou com uma caminhada e trail de 10 km com partida às 10h00 que percorreu as zonas de Guifões, do Rio Leça, da Lomba e pela Ponte do Carro, cada participante pode escolher o valor da sua inscrição (3, 6 ou 9 euros), sendo que o valor das inscrições foram entregues na totalidade à Ajuda Fraterna de S.Martinho de Guifões.

Ao contrário das edições anteriores, em que o valor a doar era definido pela performance dos atletas, nesta 10ª edição, a ajuda correspondeu à totalidade do valor das inscrições.

A Ajuda Fraterna de São Martinho de Guifões desenvolve um papel de extrema importância nesta comunidade.

O objetivo da instituição passa por apoiar famílias vulneráveis, no apoio alimentar, ajudas técnicas, medicação, entre outros. Esta instituição faz parte do projeto de Rede de Parceria das Instituições de Combate à Precariedade Económica.

O Xmas Trail, para além de ser uma prova desportiva é um convívio entre trail runners, amigos e atletas de elite e uma Festa do Trail onde o tema Natal está sempre presente.

O percurso é desenhado em novos trilhos nas margens do Rio Leça, numa área natural com traços históricos de uma vida outrora mais ligada ao rio.

É assim mais do que uma prova de trail, é a oportunidade para as pessoas voltarem ao Rio Leça e juntos percorrerem trilhos num encontro entre o desporto e a natureza, entre o passado e o presente, culminando assim numa agradável sensação de superação dos limites de cada um.

Presentes na iniciativa estiveram o presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, o eng.º Pedro Gonçalves, o Vereador do desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, o Dr. Vasco Pinho e o pároco Américo Rebelo.

O Xmas Trail surgiu em Guifões em 2015.

O Xmas Trail é uma organização da Funevents promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos com a parceria da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e contou com o apoio e da MatosinhoSport.

Fotos: União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões.

Última Foto: Matosinhos Sport.