45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

A 5.ª edição do Moinho Cine Fest, um festival de curtas, micro e nanometragens que ocorre na União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, realizou-se de 14 a 16 de Abril.

Neste ano foram exibidos 54 filmes de 26 países.

Os filmes premiados nesta edição foram: Melhor Filme: The Roundabout – Carmen Tortosa (Espanha); Melhor Filme Português: Boca Cava Terra – Luís Campos (Portugal); Melhor Filme Internacional: A terra em que pisar – Fáuston da Silva (Brasil); Melhor Filme Mobile: Ao Pó Voltaremos – Merli V. Guerra (Portugal); Melhor Curta-Metragem: Slow Light – Kijek/Adamski (Polónia); Melhor Micro-Metragem: A Fistful of Ground – Hermes Mangialardo (Itália); Melhor Nano-Metragem: In the Swim – Chris Furby (Reino Unido); Melhor Filme Infantil: A Magnífica Zoey – João Brás (Portugal) (prémio atribuído pelo público da sessão competitiva de cinema infantil) e Menções Honrosas: Digging for Life  – João Queiroga (Camarões) e O Voo das Mantas  – Bruno Carnide (Portugal).

O júri desta edição do Moinho Cine Fest foi composto pela atriz Joana Nunes, o realizador e produtor Luís Miranda e o dramaturgo Roberto Merino.

As sessões da 5.ª edição do Moinho Cine Fest foram na Sexta-Feira à Noite e sábado de manhã na Junta de Freguesia de Custóias, no sábado de tarde e noite no Centro Cultural de Leça do Balio e no domingo de tarde na Junta de Freguesia de Guifões.

A União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões foi um parceiro institucional do festival, organizado pela Anartem, coordenada pelo Cineasta Baliense - André Almeida Rodrigues.