Passeio o Caminho das Escadinhas: Maio 2024           IX Festival da Primavera: Maio 2024           Semana Viver com Saúde 2024 Início: Maio 2024

O festival de curtas, micro e nanometragens que ocorre na União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, que realizou-se em Abril, terminou este sábado, dia 20 de Abril.

O festival começou em Guifões a 5 e 6 de Abril, continuou em Custóias a 13 de Abril e terminou em Leça do Balio a 20 de Abril.

Antes do início da sessão de Leça do Balio foram conhecidos os filmes premiados, sendo que ISTINA (Truth) da realizadora Tamara Dénic (Alemanha e Sérvia) foi o filme que recebeu mais prémios: Melhor Filme; Melhor Filme Internacional e Melhor Curta-Metragem.

Os outros vencedores foram: Melhor Filme Português: Aplauso – Guilherme Daniel (Portugal); Melhor Filme Mobile: Gosto de te ver a dormir – Hugo Pinto (Portugal); Melhor Média-metragem: Díluvio – Eduardo Cruz (Portugal); Melhor Micro-metragem: Tanganhom – Vitor Covelo (Portugal); Melhor Nano-metragem: To Be – Pascal Jousse (Marrocos e França); Melhor Animação: Two One Two – Shira Avni (Canadá); Melhor Documentário: A life at See – Elisa Mand e Bente Rohde (Alemanha); Melhor Filme Experimental: Dva – Alexandra Karelina (Rússia) e Melhor Ficção: Middle Eastern Stories: Father – Reza Daghagh (Irão).

As menções honrosas foram: Amoreiras – Pedro Augusto Almeida (Portugal); I was born in 1988 – Yasaman Baghban (Irão) e Motus – Nelson Fernandes (Portugal).

O júri que escolheu os filmes vencedores foi constituído por António Costa Valente, Mário Branquinho e Tiago Afonso, nomes reconhecidos no cinema português.

Na última sessão do festival, esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta.

Estiveram 36 filmes de 18 países em competição e 2 filmes convidados que constituíram a seleção oficial desta edição do Moinho Cine Fest.

A União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões foi um parceiro institucional do festival, organizado pela Anartem, coordenada pelo Cineasta Baliense - André Almeida Rodrigues.