45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

No domingo, 28 de maio de 2023, a emoção e adrenalina regressaram a Guifões, com cerca de 30 participantes, com uma prova do Campeonato Nacional de Desportos de Gravidade.

A criatividade dos participantes e uma forte adesão popular fizeram parte deste evento.

A 8.ª edição da corrida Carrinhos Rolamentos de Guifões, conhecido entre os populares como o Rally de Guifões, contou com uma inclinação significativa na Rua da Lomba e com algumas curvas apertadas.

A concentração dos concorrentes junto ao local da partida levou a uma panóplia de ideias materializadas em brinquedos de outrora, transformados em originais carrinhos de rolamentos.

Enquanto de manhã decorreram as inscrições, no início da tarde tiveram lugar provas cronometradas com várias descidas a serem contabilizadas para se apurarem os melhores tempos.

A corrida Carrinhos Rolamentos de Guifões teve assim como particularidade a utilização de veículos desenhados e construídos apenas para serem propulsionados pela força da gravidade, e que pretendeu trazer à Freguesia de Guifões a emoção das brincadeiras de velocidade dos velhos tempos, dando a possibilidade a todos os apaixonados por estas aventuras de mostrarem a sua criatividade e habilidade, construindo autênticos ‘bólides’.

Apesar de se assumirem como uma atividade tradicional, as corridas de carrinhos de rolamentos são, nos dias de hoje, um veículo para a divulgação e preservação dos saberes dos antepassados, possuindo uma forte componente ambiental e ecológica.

Este evento que percorreu as ruas de Guifões, é organizado pela Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, em parceria com o Clube Aventura D'Aldeia, do qual agradecemos toda a colaboração, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.