6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

A Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões vai inaugurar em breve três “Espaço do Cidadão” (EC), espaços estes que têm como objetivo prestar um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública.

Resultado de uma parceria entre a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, a Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e a Câmara Municipal de Matosinhos, os novos "Espaço do Cidadão" ficarão instalados nos edifícios administrativos da Junta da União em Custóias, Leça do Balio e Guifões.

big__1452788814.jpg

O que é o Espaço do Cidadão?

O “Espaço do Cidadão” (EC) funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. É uma solução para todos, incluindo os chamados infoexcluídos, já que se trata de um atendimento assistido.

Atendimento digital assistido

A principal inovação no EC é a de proporcionar ao utente um atendimento digital assistido, ajuda na navegação pelos serviços da Administração Pública com recurso à internet.

Nos EC o utente pode aceder ao Portal do Cidadão e pedir por exemplo a alteração de morada do Cartão de Cidadão, obter certidões de registo civil, predial e comercial. Pode também aceder por navegação assistida aos serviços da ADSE Direta.

O cidadão pode ainda, entre outros serviços:

+ fazer um registro de propriedade intelectual (Inspecção Geral das Actividades Económicas)

+ ser encaminhado para a rede de apoio ao consumidor endividado (Direcção-Geral do Consumidor)

+ renovar uma autorização de residência (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)

+ revalidar a carta de condução (Instituto da Mobilidade e dos Transportes)

+ efetuar pedidos à Segurança Social sobre pensões, reembolsos e complementos ou interagir com a Caixa Geral de Aposentações

São mais de 170 serviços num só espaço, mais perto da população, tendo sempre ao lado alguém que ajude a navegar pelos serviços da Administração Pública e a resolver as situações.