Destaques
seta

45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024          

Eventos e Notícias | Notícias

Interessante e antigo manuscrito acerca do Mosteiro de Leça do Balio que relata os "herdamentos e doações...e outras comendas..." no período entre 1551 e 1642.


"Livro dos herdamentos e doações deste mosteiro de Leça e de outras comendas e das liberdades e privilégios dos reis de Portugal e de Espanha concedidos à ordem de São João Baptista do Hospital de Jerusalém […]"


Entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto levou para a Torre do Tombo vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira).


Entre os códices do Governo Civil do Porto encontrava-se o 'Livro dos herdamentos e doações' que recebeu o n.º 4 quando foi integrado na Colecção Costa Basto.


Posteriormente, foi integrado no fundo, respectivo, sendo-lhe atribuída a cota de Bailiado de Leça, liv. 4.


Foi concertado pelo chanceler frei Cristóvão de Cernache Pereira, cavaleiro professo da Ordem de Malta.


Link de acesso ao documento:

"Livro dos herdamentos e doações deste mosteiro de Leça e de outras comendas e das liberdades e privilégios dos reis de Portugal e de Espanha concedidos à ordem de São João Baptista do Hospital de Jerusalém […]" https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4499674.


Este documento pertence ao fundo Casa do Infantado do Arquivo Nacional da Torre do Tombo


Texto: Arquivo Distrital do Porto

Foto: Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas

Menu

vídeos

seta
Os Hospitalários no Caminho de Santiago 2022