45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

No domingo, 28 de maio de 2023 pelas 14h00, a emoção e adrenalina regressam a Guifões, com uma prova do Campeonato Nacional de Desportos de Gravidade, onde se espera emoção, adrenalina, com a criatividade dos participantes.

A 8.ª edição da corrida Carrinhos Rolamentos de Guifões tem início marcado às 14h00 na Rua da Lomba em Guifões, onde além da velocidade, borracha e rolamentos, esta competição carateriza-se por premiar também os carros mais originais, um apelo à imaginação dos participantes.

A prova tem o seu início marcado para as 14h, estando reservado o período entre as 10h e as 12h para o serviço de secretariado, junto à linha partida, ao lado do edifício da Junta de Freguesia de Guifões. As inscrições são gratuitas.

A corrida Carrinhos Rolamentos de Guifões tem como particularidade a utilização de veículos desenhados e construídos apenas para serem propulsionados pela força da gravidade, e que pretende trazer à Freguesia de Guifões a emoção das brincadeiras de velocidade dos velhos tempos.

Apesar de se assumirem como uma atividade tradicional, as corridas de carrinhos de rolamentos são, nos dias de hoje, um veículo para a divulgação e preservação dos saberes dos antepassados, possuindo uma forte componente ambiental e ecológica.

Este evento que percorre as ruas de Guifões, é organizado pela Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, em parceria com o Clube Aventura D'Aldeia, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Foto: Campeonato Nacional Desportos Gravidade