Destaques
seta

45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024          

Eventos e Notícias | Notícias

A zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio vai receber uma das maiores recriações históricas do país: “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”.


No evento os visitantes podem assistir aos artesãos, mercadores, a recriações de lendas, provar a doçaria conventual segundo as receitas medievais, saborear a diversa oferta de restauração com as iguarias da época, assistir ao espetáculo “A Lenda do Ferro Caldo", Trazendo à vida a saga de D. Frei Garcia Martins, o espetáculo “As Comemorações”, um vislumbre do quotidiano nos dias que antecederam o casamento real de D. Fernando e D. Leonor; o espetáculo audiovisual “A Intriga, que nos leva para os bastidores do casamento real, a recriação do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles, entre muitas outras atividades, são apenas alguns dos pontos do vasto programa.


Os bilhetes diários custam 2€, sendo que as crianças até 1,20m não pagam. A pulseira que oferece acesso aos 5 dias do evento está disponível por 5€.


Os bilhetes e pulseiras para a feira medieval podem ser adquiridos previamente no Museu da Memória de Matosinhos e no Museu Quinta de Santiago, nos horários de funcionamento dos respetivos espaços. 


No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.


O Mosteiro de Leça do Balio desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.


Foto: Câmara Municipal de Matosinhos


Menu

vídeos

seta
Os Hospitalários no Caminho de Santiago 2022