45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

Foi inaugurada hoje de manhã uma Peça Escultórica alusiva ao Caminho Central de Santiago, na Rua de Recarei.

Uma peça que simultaneamente enaltece o caminho e dá orientação aos peregrinos.

Esta foi inaugurada no último dia do ano Jacobeu. Os anos Jacobeus são aqueles em que o S. Tiago se comemora a um domingo, sendo que em 2021, o dia de 25 de julho de 2021 coincidiu com o domingo, existem normalmente 14 Jacobeus em cada século, o último Jacobeu foi em 2010 e o próximo será em 2027.

Os anos Jacobeus ocorrem com a cadência de 6, 5, 6 e 11 anos. Devido à pandemia, o Santo Padre ordenou que as comemorações do Jacobeu de 2021 se prolongassem até 2022.

A comemoração dos anos Jacobeus iniciou-se em 1122 em Compostela por ordem do Papa Calisto II, que concedeu indulgência plena (perdão de todos os pecados) a quem visitasse o túmulo do Apóstolo S. Tiago.

O Caminho Central Português é a travessia até Santiago de Compostela mais percorrida em território lusitano e que passa por várias zonas da União das Freguesias.

A Junta de Freguesia tem procurado valorizar os Caminhos de Santiago que cruzam o nosso território. Tivemos oportunidade em 2021 colocar um marco à saída do Largo do Souto em Custóias e uma placa na confluência da Rua da Fonte Velha com a Rua Raul Proença a 25 de julho deste ano, ambas as peças no Caminho Português da Costa.

Estiveram presentes na inauguração, a Sra. Presidente da Câmara Municipal, Dra. Luísa Salgueiro, o Presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Eng.º Pedro Gonçalves, o Sr. Padre Ricardo Silva, o Executivo da Junta de Freguesia e membros da Assembleia da Junta de Freguesia.