6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 1: Abril 2024           Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

A Casa dos Trilhos Vale do Leça vai ser inaugurada no próximo sábado dia 8 de dezembro pelas 10 horas na freguesia de Guifões. É a primeira do género em Matosinhos e a única localizada no vale do rio Leça, trata-se de um projeto conjunto da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com a Funevents e os Beat Your Limit, contando com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Este projeto visa informar e sensibilizar a comunidade para a importância da valorização e preservação do património natural e histórica do vale do Rio Leça, através da realização de diversas atividades que visam o aproximar do rio Leça às pessoas. Esta iniciativa consiste ainda no planeamento e elaboração de percursos pedestres, de caráter multidisciplinar, educacionais, científicos e turísticos, com vista a sensibilizar e informar os cidadãos, promovendo ao mesmo tempo o exercício físico e o contacto com a natureza.

A Casa dos Trilhos Vale do Leça terá como centro nevrálgico, o vale do Rio Leça, local onde futuramente nascerá o “Corredor Verde” de Matosinhos. Nesta infraestrutura, os praticantes de trail e caminhantes terão acesso a balneários e outras estruturas de apoio.

No seguimento da Casa do Trilhos vale do Leça, será criada e mantida uma rede de percursos de trilhos, com percursos homologados e desenhados para assegurar vários níveis de dificuldade. Estes percursos vão ter uma manutenção e identificação permanente, que vai permitir o uso dos mesmos em qualquer altura do ano.

Refira-se ainda que a União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, tem atuado de forma concertada com eventos desportivos que permitem conhecer todo o património natural e histórico do Rio Leça, tais como o Xmas Trail, Trilhos Vale do Leça, Trilhos Vale do Leça Escolar e CaniTrail.

O presidente da Junta União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Eng.º Pedro Gonçalves, define como objetivos para a Casa do Trilhos Vale do Leça “sensibilizar e informar sobre o património (natural, histórico e cultural) do vale do Rio Leça; valorizar e tornar atrativos pontos de interesse da União de Freguesias; criar trilhos para sensibilizar para a valorização e preservação da natureza e incentivar a criação de parcerias com escolas e outras instituições da sociedade civil para o planeamento e divulgação dos Trilhos Vale do Leça”.

47423025_1425926960875098_62950054941174