45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

No próximo dia 29 de Janeiro, sexta-feira, pelas 9.30h, realiza-se a continuação da acção "100.000 árvores”, com a plantação de 740 árvores nativas no Parque da Ciência (antigo Aterro Sanitário de Matosinhos).

big_mt12_004_jpg_1453456478.jpg

Se pretende participar nesta ação deverá utilizar roupas confortáveis e sapatos adequados e, caso seja possível, levar consigo as suas ferramentas (pá e luvas).

As inscrições deverão ser realizadas através do seguinte e-mail : fernanda.ribeiro@cm-matosinhos.pt

big__1453456535.jpg

Parque da Ciência

O Parque da Ciência ocupa uma área de cerca de 8 hectares e situa-se entre as freguesias de Custóias e Santa Cruz do Bispo e nasceu da reconversão do Aterro Sanitário de Matosinhos. Configura um monte implantado na margem direita do rio Leça, com percursos em seu torno até ao patamar de topo. Este Parque tem na sua constituição várias vertentes. Inserido neste espaço podemos encontrar o Centro de Acolhimento de Animais Abandonados, o Centro de Recolha Oficial – canil Municipal de Matosinhos, o hotel para cães e gatos e o Gabinete médico veterinário. De forma a valorizar as energias renováveis, encontra-se também neste local a Central de Valorização Energética do Biogás e as energias solar e eólica através da implementação de modelos para experimentação. Junto ao rio Leça, revalorizou-se as margens para que se possa usufruir da ecopista existente no espaço. Também poderá encontrar neste espaço o Jardim Suspenso, assim como um parque infantil e Ginásio ao ar livre. Na envolvente do espaço existe um parque de estacionamento.

Património Natural

A vegetação instalada é diversa essencialmente caracterizada por elementos arbóreos autóctones e ripícolas tais como carvalhos-alvarinho (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber), Freixos (Fraxinus angustifolia), pinheiros-mansos (Pinus pinea), Choupos-brancos (Populus alba), choupos-negros de itália (populus nigra "italica"), Salgueiros (Salix alba), Amieiro (Alnus glutinosa), e eucaliptos (Eucalyptus globulus).

Acessibilidade

VRI, Sta Cruz do Bispo, Direcção custóias, R. de S. Brás, Rua Linhares, Rua Pinguelas

fonte: cm-matosinhos.pt