Destaques
seta

Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

Eventos e Notícias | Notícias

Sabia que os velhos leões que ladeiam o portão principal, inspiraram o nome que se dá à propriedade - a “Casa dos Leões”.


O conjunto formado pela casa agrícola e respetivos anexos, remonta a meados do século XVII.


É considerado um assento rural de meados do Século XVII, que é declarado pela Direção-Geral do Turismo de Relevante Valor Arquitetónico.


A Casa dos Leões foi pertença, até ao séc. XVII, da Baliagem da Ordem do Hospital (mais tarde Ordem de Malta). Em 1643, é registada nos tombos do Bailiado de Leça com o nome de “Meio Casal de Custoyas”.


Segundo o documento é composta por casa do sobrado, respetivos anexos (eira, celeiro e estábulos) e diversos campos de cultivo e bouças.


Este casal foi emprazado, em meados do século XVII, a André António Custoyas, Alferes de Ordenanças da vila de Custóias, tendo-lhe sucedido, mais tarde no cargo, o genro Alferes Manuel de Oliveira.


A Carta de Prazo de 1783, descreve da seguinte forma o “meio Casal de Custóias”: “uma corrente de casas sobradadas e uma casa torre com suas escadas de pedra com alpendre e portal, ladeada com suas casetas, lajes, escadas, eiras, lojas, palheiros, aidos para gado e animais, ramadas e vinhas, cortinha, água de rega e pastos”. 


Ainda é mencionada, ainda, a “Casa da Torre”, elemento que foi acrescentado à casa original.


A Casa dos Leões localiza-se na Rua Cândido dos Reis em Custóias.


Foto: José Morgado

Menu

vídeos

seta
Os Hospitalários no Caminho de Santiago 2022