45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

Sabia que no âmbito das comemorações de cada aniversário do 25 de Abril, é organizada pela Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, no Largo do Souto, em Custóias, mais uma edição da Corrida e Caminhada da Liberdade, uma das mais antigas competições deste género em Portugal.

Durante a manhã do dia 25 de Abril de cada ano, as ruas de Custóias recebem um evento desportivo que há 4 décadas marca o calendário nacional de provas de estrada, com provas nos mais diversos escalões, nomeadamente, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Seniores e Veteranos.

Cada uma destas provas conta todos os anos com a participação de atletas de todo o país e de várias nacionalidades em representação de vários clubes ou em participação individual. Uma das provas que é realizada neste dia, é a caminhada que é indicada para famílias, crianças e para todos aqueles que gostam de caminhar e conviver enquanto fazem exercício físico.

As inscrições para todas as provas neste dia são gratuitas.

As provas são realizadas em circuito urbano e percorrem as principais artérias da Freguesia de Custóias.

No dia 25 de Abril, a alegria e a festa coletiva saem sempre uma vez mais à rua, o prazer da participação e a sua simbologia com os valores de Abril.

Já se realizaram 43 edições deste evento.