45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

Sabia que o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos emblemáticos do Norte de Portugal, considerado um monumento nacional desde 1910, as suas origens remontam ao século X, segundo a investigação histórica.

O Mosteiro que foi local de abrigo de reis e rainhas, cavaleiros e peregrinos, guerreiros e religiosos, segundo as investigações históricas, referem que este já existia em 1003, como um pequeno eremitério ou cenóbio, pré-românico.

É no início do Século XII que o Mosteiro se torna na primeira sede da ordem religiosa militar dos Cavaleiros Hospitalários, que se converteu num apoio aos peregrinos.

O Mosteiro, uma das primeiras grandes construções góticas do país, fica ligado à História de Portugal com alguns momentos muito significativos, como, por exemplo, a presença de D. Afonso Henriques, Sancho I, D.Dinis.

Aqui albergou a rainha Santa Mafalda, assim como o condestável Nuno Álvares Pereira que neste mosteiro se hospedou, «com as suas gentes», pouco antes da batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385). Também se realizou o casamento entre o rei D. Fernando I e D.ª Leonor Teles em 1372.

O Mosteiro de Leça do Balio desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica.

Neste local, realiza-se a feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” que é promovido durante o mês de setembro, visa promover os Caminhos de Santiago no concelho, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio.

O Edifício é considerado um dos mais significativos registos de arquitetura nacional. A sua estrutura atual remonta às obras de remodelação e ampliação do século XIV.

O Mosteiro continua, ainda hoje, a ser um local de referência e de passagem para quem, percorre os Caminhos de Santiago.

Fotos: Câmara Municipal de Matosinhos