6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

Sabia que o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) consiste numa medida de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal e que tem vindo a ser implementado pela Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, enquanto entidade mediadora.

É um programa financiado pelo FEAC – Fundo de Auxílio Europeu de Apoio a Carenciados – e pelo Instituto da Segurança Social, I.P.

A implementação deste programa visa a distribuição direta de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas, de forma a suprir 50% das suas necessidades nutricionais, assim como a dinamização de ações de acompanhamento às famílias beneficiárias, que procuram não só informá-las acerca do Programa, como dotá-las de ferramentas de organização e gestão, de forma a contribuir para a sua inclusão social.

No início do programa, a União das Freguesias apoiava cerca de 823 pessoas com um cabaz de alimentos mensal. Contudo, com a pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da COVID-19, aumentaram e agravaram-se as situações das pessoas mais carenciadas, agravando-se as situações de vulnerabilidade, estando a Junta da União atualmente a apoiar 1390 pessoas, residentes nesta União das Freguesias.

Com a execução deste Programa, procuramos diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração social das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, e a satisfação das suas necessidades mais básicas.