Destaques
seta

6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 1: Abril 2024           Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

Eventos e Notícias | Notícias

Sabia que o projeto "(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro" do programa do Governo Bairros Saudáveis decorreu até maio de 2022 no Bairro de S. Gens, em Custóias.


Este projeto visou estabelecer relações entre os residentes de S. Gens, dar voz aos moradores locais sobre as vivências positivas no seu Conjunto Habitacional e quebrar preconceitos sobre vivências e representações.


Uma das atividades culminou com a realização d' "A Mulher dos 3 M", "Baile", "Passado, Presente e Futuro", "Quintal no Bairro" e "Renato", 5 micro documentários mobile (gravados com smartphones), com o objetivo de retratar a partilha de memórias, testemunhos sobre a vida no Conjunto Habitacional de S. Gens. Esta atividade foi orientada por André Almeida Rodrigues, cineasta matosinhense premiado internacionalmente.


O Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó é a entidade promotora do projeto. As entidades parceiras do projeto são a União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, a MatosinhosHabit e o Grupo Desportivo Amigos da Pesca.


O Programa Bairros Saudáveis é um programa nacional, de natureza participativa, para melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Este programa pretende sobretudo dar algum poder, no sentido de "poder fazer", a comunidades residentes e pessoas ou organizações com intervenção em territórios vulneráveis. 


Microfilmes:


A Mulher dos 3 M

Sinopse: A história de Maria Manuela Monteiro, a mulher dos 3 M que tem uma mercearia e faz hidroginástica na piscina localizada no bairro.

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=pFA-mmI0iEw


Baile

Sinopse: O regresso do baile, após o número de casos de pandemia de COVID-19 baixar no país.

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=Lm0m-3VSZUc


Passado, Presente e Futuro

Sinopse: As memórias e os desejos para o futuro de S. Gens, um bairro construído e adaptado às suas necessidades ao longo do tempo.

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=7yeZxCZwrCM


Quintal no Bairro

Sinopse: A história de Henrique Nogueira, um idoso que tem um quintal nas traseiras do seu bairro.

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=jtz387D5I6I


Renato


Sinopse: A história de Renato Ferreira, um homem que cresceu no bairro e atualmente integra o Grupo Desportivo Amigos da Pesca, um dos clubes do bairro.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=WmjVffgxd7I


Foto: Com Vida S.Gens

Menu

vídeos

seta
Os Hospitalários no Caminho de Santiago 2022