XVII Festival Regional de Folclore: Abril 2024           O Primeiro 1.º de Maio: Maio 2024           Passeio o Caminho das Escadinhas: Maio 2024

Sabia que há na União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, uma iniciativa com forte componente solidária, ambiental e social, intitulada de Xmas Trail (Corrida e Caminhada) que realiza-se no mês de dezembro.

O evento realiza-se no âmbito de uma aposta que pretende “devolver o Rio Leça às pessoas”, sendo o principal enfoque sempre o Rio Leça, que no passado mais recente foi considerado um dos rios mais poluídos da Europa, mas a natureza regenera-se e o Rio Leça tem assim um novo “renascer”. O objetivo é dar a conhecer o Rio Leça, bem como a sua importância histórica no desenvolvimento da região.

O percurso é desenhado em novos trilhos nas margens do Rio Leça, numa área natural com traços históricos de uma vida outrora mais ligada ao rio. Esta iniciativa é uma forma para a prática de exercício físico ao ar livre no Rio Leça.

É assim mais do que uma prova de trail, é a oportunidade para as pessoas voltarem ao Rio Leça e juntos percorrerem trilhos num encontro entre o desporto e a natureza, entre o passado e o presente, culminando assim numa agradável sensação de superação dos limites de cada um.

É um convívio entre trail runners, amigos e atletas de elite e uma Festa do Trail onde o tema Natal está sempre presente. A festa de Natal do trail, onde a classificação menos importa.

Ao longo das edições, o evento teve distâncias de 10 ou 18 km e já houveram Trail Kids, um evento de trail destinado às crianças.

O número de participantes foi crescendo de ano para ano e ao longo das edições realizadas.

Cada participante contribui com parte da inscrição a favor de uma instituição de solidariedade, ao longo das várias edições. Quanto mais rapidamente um participante conseguir terminar o percurso, mais dinheiro é retirado do valor da inscrição para doar a uma instituição local.

No ano de 2022, foi diferente, atendendo às dificuldades que muitas famílias estão a passar. O valor a doar era definido pela performance dos atletas, na 10.ª edição, a ajuda correspondeu à totalidade do valor das inscrições.

Os participantes optavam por uma inscrição de 3, 6 ou 9 euros, sendo que o valor foi entregue na totalidade à Ajuda Fraterna de S. Martinho de Guifões.

Já foram angariados mais de 9.800 € durante as edições realizadas, sendo que foram doadas a várias instituições sociais. Nesta 10.ª Edição do Xmas Trail em Guifões angariou-se 2.340 euros para a Instituição Ajuda Fraterna de S. Martinho de Guifões.

O Xmas Trail surge, em Guifões em 2015, numa parceria entre a União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e a Funevents.

O Xmas Trail é uma organização da Funevents promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos com a parceria da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e contou com o apoio e da MatosinhoSport.

Para mais informações aqui: https://www.facebook.com/XmasTrail/?fref=ts

Foto 2: Fábio Silva. Fotos 3; 4; 5 e 6: Matias Novo