Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

Este sábado decorreu a Sessão Pública de Apresentação "O Rio Leça em 2023: Execução do Projeto REACT-EU Portugal 2020", na Sede da Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça, no Lionesa Business Hub, em Leça do Balio.

Neste evento foram apresentados os respetivos planos da Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça em 2023, com o foco na realização da "intervenção de reabilitação e valorização das margens do rio Leça e dos principais afluentes".

A Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça revelou quais seriam as atividades a executar neste ano com o financiamento do programa REACT-EU. Durante o evento, foi apresentado um filme sobre o Rio Leça produzido por Renato Laínho.

A Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça, constituída a 31 de maio de 2021 por quatro municípios que a integram: Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso, tem como alguns objetivos: devolver este rio aos habitantes, a recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território, entre outros objetivos.

O Rio Leça, que no passado mais recente foi considerado um dos rios mais poluídos da Europa, tem tido nos últimos anos um novo renascer.

O evento contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, o representante da Lionesa Business Hub, Tiago Maia e o CEO da Lipor, Fernando Leite.

Estiveram presentes em videochamada, o Bispo Américo Aguiar, presidente da Assembleia Geral da Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça e o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.

Em representação da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões esteve presente o membro do executivo, Júlio Lourenço.