6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 1: Abril 2024           Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

No âmbito do projeto “Idosos em Segurança”, promovido pela Polícia Municipal de Matosinhos, decorreu hoje o primeiro “Torneio de Boccia Idade de Ouro” com o envolvimento de 55 idosos dos Centros de Dia da Associação Social de Desenvolvimento de Guifões.

A organização do primeiro “Torneio de Boccia Idade de Ouro” pela Câmara Municipal surge como forma de promover, ainda mais, este convívio entre os utentes contribuindo para lhes proporcionar um maior sentimento de segurança proveniente da melhoria da sua mobilidade e condição cognitiva.

No sentido de avaliar a motivação dos idosos para esta ação, realizou-se na passada semana um jogo experimental com bons resultados. Uma experiência e que ficaram evidenciados os entusiasmo e empenho, bem como a competitividade, a alegria e o cumprimento de todas as regras do jogo.

O Boccia é uma atividade física sénior que pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida, entendida como bem-estar físico, social e emocional desta população especifica.

É uma atividade adequada e adaptada à condição física dos mais idosos, sendo um jogo de estratégia estimulante, capaz de promover o raciocínio, a concentração e a memória, ao mesmo tempo que desenvolve a destreza física e motora dos seus praticantes, para além das mais-valias a nível físico e psicológico. Também contribui para a quebra de rotinas e do isolamento muito comum nestas faixas etárias.

Fotos: Asdg e Câmara Municipal de Matosinhos

Texto: Câmara Municipal de Matosinhos