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Com o objetivo de incentivar a procura, como primeira opção, dos cuidados de saúde primários, o Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano garante um atendimento prioritário, uma espécie de «via verde», aos utentes referenciados pelo médico de família. Depois de ser observado pelo médico de família na unidade de saúde ou no SASU (Serviço de Atendimentoa Situações de Urgência), o doente já vem referenciado ao Serviço de Urgência e, nesse caso, já encaminhado para uma abordagem mais especializada. Nesse sentido, o utente terá prioridade de atendimento. Em caso de doença súbita procure, em primeiro lugar, a sua unidade de saúde. O atendimento será mais rápido, mais acessível e mais económico. Se necessário, o médico de família vai encaminhá-lo ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano. Esta é uma das mensagens da campanha de informação que a ULSM está a dinamizar junto da população de Matosinhos, integrada no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas que está a implementar, e que tem por objetivo promover a correta acessibilidade aos serviços de saúde, com destaque para a procura, em primeiro lugar, dos cuidados de saúde primários, evitando as idas desnecessárias à Urgência hospitalar.

«Na Urgência por uma constipação? Você não era capaz, pois não?»

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O Serviço de Urgência hospitalar é, diariamente, confrontado com uma procura excessiva de cuidados por parte da população. Estudos realizados mostram que do total de atendimentos no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, mais de 33% corresponde a situações de doença consideradas «pouco urgentes» ou mesmo «não urgentes». Ou seja, só num ano, cerca de 20 mil atendimentos realizados pelo SU não justificavam a ida ao hospital.

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A ULSM, através das suas Unidades de Saúde, disponibiliza a resposta a situações de doença aos seus utentes, evitando a deslocação à Urgência. Se necessário, o médico de família encaminha ao Serviço de Urgência e aí terá um atendimento prioritário, pois o utente já foi avaliado e orientado pelo médico de família.
A procura exagerada dos Serviços de Urgência resulta, na maioria das situações, da falta de conhecimento e de informação por parte dos utentes relativamente aos cuidados disponíveis. Nesse sentido, a ULSM está empenhada em desenvolver uma campanha de informação dirigida à população do concelho de Matosinhos, com o objetivo de melhorar os seus conhecimentos na procura de respostas adequadas aos seus problemas de saúde.
Assim, os folhetos reúnem um conjunto de informações sobre quando e como recorrer à Urgência, incentivando a procura, sempre que possível, de cuidados nos centros de saúde, destacando o atendimento prioritário no Serviço de Urgência que é garantido aos doentes referenciados pelo médico de família. Além destas informações, estão disponíveis os contactos de todas as unidades de saúde da ULSM, incluindo o SASU.

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