Com o
objetivo de incentivar a procura, como primeira opção, dos cuidados de saúde
primários, o Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano garante um
atendimento prioritário, uma espécie de «via verde», aos utentes referenciados
pelo médico de família. Depois de ser observado pelo médico de família na
unidade de saúde ou no SASU (Serviço de Atendimentoa Situações de Urgência), o
doente já vem referenciado ao Serviço de Urgência e, nesse caso, já encaminhado
para uma abordagem mais especializada. Nesse sentido, o utente terá prioridade
de atendimento. Em caso de doença súbita procure, em primeiro lugar, a sua
unidade de saúde. O atendimento será mais rápido, mais acessível e mais
económico. Se necessário, o médico de família vai encaminhá-lo ao Serviço de
Urgência do Hospital Pedro Hispano. Esta é uma das mensagens da campanha de
informação que a ULSM está a dinamizar junto da população de Matosinhos,
integrada no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas que está
a implementar, e que tem por objetivo promover a correta acessibilidade aos
serviços de saúde, com destaque para a procura, em primeiro lugar, dos cuidados
de saúde primários, evitando as idas desnecessárias à Urgência hospitalar.
«Na
Urgência por uma constipação? Você não era capaz, pois não?»
O Serviço de Urgência hospitalar é, diariamente, confrontado com uma procura excessiva de cuidados por parte da população. Estudos realizados mostram que do total de atendimentos no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano, mais de 33% corresponde a situações de doença consideradas «pouco urgentes» ou mesmo «não urgentes». Ou seja, só num ano, cerca de 20 mil atendimentos realizados pelo SU não justificavam a ida ao hospital.
A ULSM, através das suas Unidades de Saúde, disponibiliza a resposta a
situações de doença aos seus utentes, evitando a deslocação à Urgência. Se
necessário, o médico de família encaminha ao Serviço de Urgência e aí terá um
atendimento prioritário, pois o utente já foi avaliado e orientado pelo médico
de família.
A procura exagerada dos Serviços de Urgência resulta, na maioria das situações,
da falta de conhecimento e de informação por parte dos utentes relativamente
aos cuidados disponíveis. Nesse sentido, a ULSM está empenhada em desenvolver
uma campanha de informação dirigida à população do concelho de Matosinhos, com
o objetivo de melhorar os seus conhecimentos na procura de respostas adequadas
aos seus problemas de saúde.
Assim, os folhetos reúnem um conjunto de informações sobre quando e como
recorrer à Urgência, incentivando a procura, sempre que possível, de cuidados
nos centros de saúde, destacando o atendimento prioritário no Serviço de
Urgência que é garantido aos doentes referenciados pelo médico de família. Além
destas informações, estão disponíveis os contactos de todas as unidades de
saúde da ULSM, incluindo o SASU.