Destaques
seta

Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

Eventos e Notícias | Notícias

Decorreu mais uma Visita Cultural da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com uma visita ao Museu Casa do Infante, no Porto.


A visita iniciou com um passeio pela marginal de Matosinhos até à Ribeira do Porto, local onde fica situada a Casa do Infante. A Casa do Infante, é assim designada por aí ter presumidamente nascido D. Henrique, o Navegador. 


O edifício, dos mais antigos da cidade, considerado monumento nacional, foi servindo diferentes propósitos ao longo dos tempos, como residência para visitas oficiais da casa real, a antiga Alfândega da cidade e Casa da Moeda, que aí tiveram os seus serviços instalados durante vários séculos. 


Nos anos 90 a casa foi restaurada e, como resultado das escavações arqueológicas, revelaram-se vestígios da ocupação moderna, medieval e romana. Os pavimentos em mosaico, entre outras descobertas, indicam ter sido ainda a habitação ou palacete de um cidadão abastado no período romano.


Esta iniciativa da Junta da União, pretende promover o envelhecimento ativo e democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento, proporcionando aos seus residentes com idade igual ou superior a 65 anos um leque diversificado de visitas a locais de interesse, próximos da sua área de residência.


Menu

vídeos

seta
Os Hospitalários no Caminho de Santiago 2022