Destaques
seta

45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024          

Eventos e Notícias | Notícias

Decorreu mais uma Visita Cultural da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, com uma visita ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.


A visita ao Terminal de Cruzeiros permitiu conhecer esta imponente construção que tem assinatura do Arquiteto Luís Pedro Silva. O Arquiteto teve o cuidado de criar no edifício bastantes pormenores ligados ao mar.


Esta construção, inaugurada em 2011, veio impulsionar o crescimento do número de navios de cruzeiro e de passageiros em Matosinhos. O cais tem um comprimento de 340 metros que permite receber escalas de navios de cruzeiros de maiores dimensões.


No dia da visita, estava atracado um navio de cruzeiros a fazer escala e, foi possível observar toda a dinâmica associada ao embarque num navio de cruzeiro com imensos passageiros a bordo.


O grupo teve ainda oportunidade de conhecer o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto, que funciona num dos pisos deste edifício e, que desenvolve investigação na área das Ciências Marinhas.


O bom tempo que se fazia sentir, permitiu ainda a visita ao topo do edifício, no qual é possível ter acesso a uma vista fantástica sobre Matosinhos, Porto e V. N. Gaia.


Para os interessados em visitar o Terminal de Cruzeiros, informamos poderão visitar o edifício, gratuitamente, no próximo dia 17 de setembro, no âmbito da comemoração do Dia Aberto do Porto de Leixões, entre as 10h-19h.


Esta iniciativa da Junta da União, pretende promover o envelhecimento ativo e democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento, proporcionando aos seus residentes com idade igual ou superior a 65 anos um leque diversificado de visitas a locais de interesse, próximos da sua área de residência.


Estas visitas realizar-se-ão mensalmente, sendo divulgadas oportunamente as inscrições. Participe na próxima!

Menu

vídeos

seta
Os Hospitalários no Caminho de Santiago 2022